INTELCIA - Começa um novo capítulo estratégico
- APCC
- 28 de nov.
- 1 min de leitura
Acionistas executivos adquirem a participação da Altice e reafirmam a sua ambição de se tornarem um prestador global de serviços de outsourcing

A Intelcia anuncia hoje um novo e decisivo marco na sua trajetória. No dia 24 de novembro de 2025, os seus acionistas executivos assinaram um acordo com a Altice para a aquisição da participação de 65% que a empresa detinha desde 2016. Esta transação consolida o controlo da administração da Intelcia sobre a empresa com 100% da propriedade e abre um novo ciclo de crescimento.
Esta transição surge após quase uma década que catapultou a Intelcia de um operador regional de serviços de apoio ao cliente para um operador multisserviços global com 40.000 colaboradores. Durante os últimos dez anos, o Grupo cresceu significativamente:
Expansão de 3 para 19 países, com uma forte presença em África, Europa, América Latina e América do Norte;
Multiplicação por 10 da sua receita global e por 7 nos clientes fora do Grupo Altice;
Consolidação entre os líderes mundiais em customer experience, entrando no Top 15 global, no Top 5 do mercado espanhol e no Top 3 dos mercados francês e português.
A Intelcia também reforçou a sua presença nos mercados de línguainglesa através das suas operações na América Latina e no Egito, que se tornou um centro regional estratégico;
Diversificação bem-sucedida com o lançamento, em 2019, de uma área de negócio dedicada aos serviços de TI, atualmente com cerca de 1.000 engenheiros e posicionada entre os 100 maiores prestadores de serviços de TI do mercadofrancês.
Karim Bernoussi, CEO e cofundador da Intelcia, afirma: «Gostaríamos de expressar a nossa gratidão à Altice pelo seu apoio constante ao longo dos anos. Estamos orgulhosos do que conquistámos juntos ao longo de quase dez anos.
Pessoalmente, gostaria de agradecer a Patrick Drahi pela sua confiança e pelo espírito de colaboração. Ao longo da nossa parceria, Patrick garantiu que todos os compromissos assumidos fossem honrados e forneceu o apoio necessário para o nosso sucesso. Hoje, abordamos este novo capítulo com confiança, entusiasmo e determinação, enquanto continuamos a nossa jornada para nos tornarmos um dos 10 maiores players globais. E estou ainda mais satisfeito por esta nova faseincluir, do ponto de vista acionista, os principais managers da empresa.»
Graças a esta transição acionista, o Grupo reafirma a sua ambição: entrar no Top 10 global até 2030 como um prestador global de serviços multisserviços.
Para concretizar este objetivo,a Intelcia pretende acelerar o crescimento no setor da experiência do cliente, através de uma estratégia de expansão geográfica e de reforço do seu posicionamento na Europa e na América Latina. Este momentoirá também consolidar as capacidades operacionais do Grupo, permitindo servir clientes globais com ainda maior eficiência.
A inovação tecnológica mantém-se como um pilar estruturante da estratégia da Intelcia. O reforço contínuo em soluções de inteligência artificial e tecnologia avançada — com uma abordagem pragmática e orientada para resultados — garante a excelência na experiência do cliente e a capacidade de acompanhar as transformações aceleradas do mercado.
Carla Marques, CEO, afirma:« Este é igualmente um momento determinante para a Intelcia Portugal, que vem reforçar a confiança no nosso mercado e permite-nos acelerar o investimento em talento, inovação e tecnologia. Estamos profundamente orgulhosos do percurso que construímos no país, do impacto económico que geramos e das milhares de pessoas que fazem parte da Intelcia todos os dias. Esta evolução dá nos maior autonomia para continuar a crescer com ambição, proximidade e responsabilidade, sempre ao lado dos nossos clientes e das nossas equipas. Encaramos esta nova fase com entusiasmo e a convicção de que podemos ir ainda mais longe.»
Paralelamente, o desenvolvimento da Intelcia IT Solutions continua a ganhar tração, posicionando o Grupo como um interveniente cada vez mais relevante na transformação digital. A ambição é clara: apoiar os clientes em toda a cadeia de valor, desde infraestrutura a aplicações, passando por cibersegurança, dados e cloud.
A conclusão da transação está prevista para o primeiro trimestre de 2026, sujeita às condições habituais e às aprovações regulatórias necessárias. A Intelcia passa, assim, a dispor dos meios necessários para ampliar as suas ambições: crescimento acelerado, diversificação reforçada e uma posição consolidada como um dos principais líderes globais do setor.














Comentários